Até meados de agosto um termo de cooperação deve ser assinado entre a prefeitura de Maricá e a secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, por meio da Codemar, para o início das atividades educacionais e construção de uma sede da Fundação na cidade de Maricá, com isso, as atividades iniciais tem previsão de início no ano de 2021.
De acordo com Adriana Costa, em transmissão ao vivo com o vereador Marcinho da Construção, inicialmente a Faetec será instalada no prédio do Instituto Federal Fuminense (IFF), em Ubatiba.
“Estivemos eu e o presidente da Codemar lá no IFF. Estamos trazendo a Faetec para Maricá. Chegou a hora da nossa cidade ser olhada. Maricá não tem curso técnico, temos o IFF, mas é pouco pelo investimento e desenvolvimento que estamos tendo em Maricá”, contou a secretária.
Para o Presidente da Faetec, Maicon Lisboa, defende que a instalação da Faetec na cidade de Maricá visa atender uma demanda que o município apresenta.
“Maricá possui uma logística notável. A gente pretende desenvolver junto com a cidade um Polo Tecnológico. Nesse primeiro momento, houve uma solicitação para o início das atividades da Faetec dentro da cidade, logo mais, vamos montar um Termo de Colaboração entre o Município, Secretaria Estadual, Faetec e CEDERJ para trazer toda expertise da Secretaria Estadual de Ciência,Tecnologia e Inovação para atender a demanda do Município”, disse Maicon Lisboa.
O Presidente da Codemar, José Orlando Dias, expõe que a vinda da Faetec é uma grandeoportunidade de qualificação de mão de obra local para as oportunidades que a cidade tem conquistado.
“A esfera estadual tem reconhecido o que estamos fazendo dentro do município e iniciação das atividades da Faetec na cidadefortalece nossos projetos como por exemplo: o Aeroporto de Maricá, o Parque Tecnológico, pois dará para nós a oportunidade de aproveitarmos nossos jovens e inseri-los no mercado de trabalho”, concluiu.
Em março deste ano, nas redes sociais, a Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec) divulgou que a unidade que será aberta em Maricá terá vocação para a área tecnológica, os cursos ofertados serão focados nas áreas de Games e Segurança da Tecnologia da Informação.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, também já havia anunciado que o novo campus receberá, ainda, curso de formação de mecânicos de manutenção de aeronaves. Rodrigues também afirmou que a Faetec Maricá deverá ter cursos nas áreas de Robótica, Indústria 4.0 e “profissões atualizadas e do futuro”. LEIA MAIS AQUI