Como você deseja que o seu produto ou serviço apareça na cabeça dos seus clientes? Já parou para pensar nisso? Como o melhor, o mais barato ou o mais exclusivo que existe? Pois é, isso tem a ver com seu posicionamento.
Hoje, ser mais um no mercado não é mais o suficiente. Você precisa se posicionar e criar estratégias para se fortalecer garantindo que seu público-alvo reconheça seu valor, seus diferenciais.
Mas, afinal, o que é se posicionar? É ocupar uma posição de liderança e referência a partir dos diferenciais que o seu público valoriza. É conquistar um lugar especial na mente e no coração do seu cliente.
Para isso, se faz necessário construir um mapa de posicionamento que é uma ferramenta que permite que você identifique quais os diferenciais são mais valorizados dentro do seu mercado. Quais são realmente relevantes para a sua audiência, entende?
As pessoas hoje não compram preço, elas compram solução, benefícios, transparência e atenção. Quando você aprende e reconhece o quanto isso é importante, você conquista destaque e autoridade, se conecta com o público certo que realmente precisa do que você faz e impulsiona seus resultados.
É preciso estar constantemente atualizado das novidades e tendências do mercado para se posicionar como especialista e conquistar a confiança dos clientes, aumentando as chances de vender mais.
Seja qual for o produto ou serviço que você oferece ou qual a maneira com que você realiza suas vendas — pessoalmente, pela internet ou por pessoas terceirizadas — a forma como você se posiciona e constrói relacionamento com o seu público tem grande importância e influência nos fluxos de trabalho e nos resultados que você espera e pode alcançar.
Quer começar? Vem comigo!
- Faça uma lista dos seus diferenciais, tenha clareza de como deseja ser visto e percebido pelo cliente e reforce seu poder para combater a concorrência.
- Construa um direcionamento mais assertivo e com foco para suas ações e investimentos em marketing de conteúdo, publicidade, redes sociais e demais canais de divulgação.
- Comunique sua essência e seus valores. Isso gera identificação com o público e até com um segmento específico.
- Seja líder no segmento e gere confiança em seus consumidores. Ou seja, o cliente sabe o que pode esperar em termos de qualidade, preço, diferenciação, serviços agregados, porque você se posiciona com seus valores e isso conecta e fideliza!
- Produza conteúdos de valor através de um planejamento estratégico.
Quando o consumidor procurar por algo relacionado ao seu produto ou serviço, é você, o seu conteúdo, a sua marca que ele precisa ter como resposta. Assim, você vai se posicionando no mercado, entendendo de verdade como ajudar através do que você faz, gerando valor, ganhando visibilidade e conquistando credibilidade. A consequência disso: resultados crescentes e constantes.