Nesta segunda-feira (10/04), fortalecimento da rede proteção e recolhimento de informações sobre possíveis ameaças às escolas de Niterói e Maricá é o foco de policiais militares em visitas às unidades de ensino. As ações fazem parte da “Operação de Proteção Escolar”, lançada hoje, que vai contar com o reforço de 127 novas viaturas.
Para prevenir tragédias do tipo, a Polícia Militar vai intensificar a presença de patrulha escolar em todas as escolas do Estado. Unidades de ensino municipais também vão ser contempladas em ação integrada com a Guarda Municipal, assim como escolas particulares que aderirem ao programa. A ideia é criar um conselho comunitário de segurança escolar, que reúne professores, pais, alunos e a polícia.
Essa atividades também estão acontecendo devido as inúmeras fake news relacionada a uma suposta ação criminosa contra crianças e escolas de Niterói, que foram lançadas nos últimos dias. Está circulando pelas redes sociais fotos e textos sobre falsos atentados, que não passam apenas de uma tentativa de criar pânico na cidade. Porém, para prevenir os riscos, autoridades do município estão cientes, atentas e agindo com precaução com patrulhamento preventivo no entorno das escolas, auxiliando diretores e professores para manter a tranquilidade e assim, repassar a sensação de segurança para os alunos. As redes sociais que iniciaram essa divulgação errônea estão sendo monitoradas e medidas cabíveis serão tomadas.
Após o ataque em escolas e creche no Brasil, o Gay Lussac, do suíço Cognita Schools, nesta segunda-feira (10/04), implementa mais uma política de salvaguarda, a de Extremismos e Radicalismos, do rol de mais de 42 políticas semelhantes às da Inglaterra. Também vai ampliar o número de obstáculos na entrada.
Segundo o vereador Renato Cariello, a Polícia Militar informou que iniciou a Operação Escola Segura para garantir a segurança dos alunos e professores após receber ameaças de ataques em escolas de Niterói.
“Desde a manhã desta segunda-feira, a PM está presente de forma ostensiva nas escolas, em colaboração com o programa Segurança Presente e a Prefeitura Municipal. Quero destacar a importância da ação para garantir a segurança da comunidade escolar. É fundamental que nossas escolas sejam ambientes seguros e acolhedores para os alunos e professores. A presença da Polícia Militar e a colaboração entre os programas de segurança pública são fundamentais para garantir a tranquilidade e o bem-estar de todos”, disse Cariello.
O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Niterói informa “a todos os pais, responsáveis, professores e alunos que etamos desenvolvendo ações preventivas junto às escolas, com a presença ostensiva da Polícia Militar e interação com as administrações dos referidos estabelecimentos de ensino, em integração com o Segurança Presente, bem como Prefeitura Municipal através do SEOP. Estaremos nas primeiras horas e ao longo de todo o dia com atenções voltadas a qualquer tipo de anormalidade”.
MARICÁ
*estagiária sob supervisão de Raquel Morais