Começou as 9h da manhã deste domingo (06), a etapa nacional do Processo de Eleições Diretas (PED), para eleger os novos dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) em todos os níveis — municipal, estadual e nacional — incluindo o próximo presidente nacional da legenda.
A votação acontecerá presencialmente, das 9h às 17h, no horário local de cada município. Os Filiados e filiadas registrados até 28 de fevereiro de 2025, e que estejam com sua situação regular no sistema do partido (Sisfil), vão poder escolher seus representantes de forma presencial até as 17h.
No exterior, também haverá votação para a Presidência Nacional e as chapas nacionais, respeitando os fusos horários locais.
Serão eleitos os membros das direções zonais, municipais, estaduais e nacional, além das Comissões de Ética, Conselhos Fiscais e os delegados para os encontros partidários.
Apuração
O prazo para que os diretórios municipais informem os resultados ao sistema nacional é até as 14h de segunda-feira (07). Só serão considerados válidos os resultados acompanhados da lista digitalizada de votantes. Em caso de irregularidades, os filiados, chapas e fiscais poderão apresentar recursos à Comissão Executiva Estadual até o dia 10 de julho, com julgamento previsto até 13 de julho. Caso o recurso seja contestado, é possível recorrer à instância nacional até 16 de julho, e a decisão final deve sair até 20 de julho.
Segundo turno
Em caso de segundo turno, o novo pleito será realizado no dia 20 julho. Isso acontecerá caso haja mais de dois candidatos à presidência em qualquer nível (municipal, estadual ou nacional) e nenhum conseguir mais de 50% dos votos válidos.