Agentes de Segurança Pública do Rio de Janeiro protestam nesta quarta-feira (15), contra as reformas propostas pelo governo estadual, na Alerj, no Centro do Rio.
PMs, policiais civis, policiais penais e bombeiros já se concentram desde às 10h, nas proximidades do local. O ato é organizado pelo movimento SURJ – Segurança Unida Rio de Janeiro.
A mobilização é contra a reforma previdenciária que o Governador Cláudio Castro enviará ao Legislativo ainda este mês como exigência da União — sem relação com o Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
A Lei Federal 13.954/20, que instituiu a reforma do sistema de proteção social das Forças Armadas, também alcança os militares dos estados. Além disso, a categoria aponta que alguns projetos do regime fiscal citam os militares, como a PEC 62/2021. Entre as mudanças, estão o fim do triênio, da gratificação de 5% por ano trabalhado, alongamento do congelamento salarial e outras.
Policiais militares que atuam fora da capital fluminense também participam da manifestação, com caravanas saindo de Cabo Frio e Campos, além de cidades da Baixada, como Nova Iguaçu e Duque de Caxias.