spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Após 10 dias de intervenção, Canal da Barra é aberto

spot_imgspot_img

Mais lidas

Já está aberto o Canal da Barra de Maricá. A água do mar começou a entrar no complexo lagunar no final da manhã deste domingo (28), após 10 dias de intenso trabalho para desassoreamento do local.

O canal deve ficar aberto entre cinco e dez dias. “Vai depender do quanto de água vai entrar. Nosso objetivo é subir 10 cm do nível de água da lagoa”, explicou Renato Machado, presidente da Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar).

Ao todo, 12 máquinas trabalharam para remover a areia e aumentar a profundidade do leito no local. A abertura, neste domingo, foi acompanhada por diversos populares.

As máquinas permanecerão no local nos próximos dias para manutenção do canal aberto. “Conforme vai entrando água, também entram toneladas de areia. Precisamos ficar nesse trabalho contínuo de desassoreamento”, disse o presidente da Somar.

Essa é a terceira vez que o Canal da Barra é aberto desde 2019. Dessa vez, o motivo é a baixa oxigenação do sistema lagunar, algo que motivou uma grande mortandade de peixes. Foram três toneladas de peixes mortos retirados das orlas de Jacaroá e Caju.

“Esta intervenção emergencial beneficia a lagoa com a oxigenação das águas, garantindo a sobrevivência das espécies comuns deste habitat e beneficiando também os pescadores locais”, publicou o prefeito de Maricá Fabiano Horta nas redes sociais.

A intervenção, no entanto, é emergencial e tem caráter preventivo. Estudos para uma abertura permanente estão sendo realizados. Essa intervenção precisa, antes de executada, ser aprovada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

“Seguimos em negociação com o Inea para abertura permanente, e desta forma seja evitado a mortandade de peixes”, disse Renato.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img