Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Brasil sai novamente do Mapa da Fome, segundo relatório da ONU

Mais lidas

O Brasil saiu novamente do Mapa da Fome, de acordo com relatório divulgado nesta segunda-feira (28) pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo o levantamento, menos de 2,5% da população está em risco de subnutrição, o que tira o país da categoria de insegurança alimentar grave, após três anos.

O Mapa da Fome é elaborado pela FAO, agência da ONU especializada em Alimentação e Agricultura, e mede o acesso da população à alimentação suficiente para uma vida ativa e saudável.

O anúncio foi feito durante evento oficial da 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, em Adis Abeba, na Etiópia.

O Brasil já havia saído da lista de países com fome em 2014. No entanto, após a análise dos dados de 2018 a 2020, a ONU recolocou o país na categoria, apontando um aumento da insegurança alimentar no período.

Agora, com base na média de dados de 2022 a 2024, o novo relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025” concluiu que o índice de risco caiu novamente abaixo do limite de 2,5%, considerado o critério para saída do Mapa.

A ONU define como desnutrida a pessoa que, habitualmente, consome menos calorias e nutrientes do que o necessário para manter uma vida saudável.

Presidente Lula comemora

Através de suas redes sociais, o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a conquista e disse estar muito orgulhoso desse feito.

“Minhas amigas e meus amigos. É com grande orgulho e imensa alegria que informo: O Brasil está fora do mapa da fome, mais uma vez”, declarou Lula.

Em outra publicação Lula compartilhou o momento em que o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu parabeniza o presidente e seu povo pelo feito.

“Eu sou um lutador contra a fome e contra a desigualdade e essa é a minha profissão de fé. Hoje, dormirei com a consciência tranquila do dever cumprido com meu povo”, finalizou Lula.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img