Uma ação integrada das forças de segurança em Itaboraí, na quarta-feira (7), resultou na prisão de Rafael Amorim de Brito, conhecido como “Rafão”, considerado um dos criminosos mais procurados do país e foragido da Justiça do Estado do Mato Grosso.
A captura foi fruto de um intenso trabalho de inteligência e cooperação entre órgãos de segurança dos dois estados, envolvendo a Diretoria da Agência Central de Inteligência (DACI) da Polícia Militar do Mato Grosso, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPMT) e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Polícia Federal em Mato Grosso, em parceria com a Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (SSI/PMERJ). A ação contou ainda com o apoio operacional do Batalhão Tático Móvel (BTM) e do 35º BPM (Itaboraí).
Rafão possuía quatro mandados de prisão em aberto expedidos pela Justiça do Mato Grosso e acumulava diversas passagens criminais por crimes como estupro, tráfico de drogas e roubo. Ele também é apontado como autor da morte de policiais, incluindo o assassinato do sargento Odenil, ocorrido em dezembro de 2024.
Após monitoramento integrado entre a PM do Mato Grosso e a PM do Rio de Janeiro, o criminoso foi localizado e preso na localidade de Venda das Pedras, em Itaboraí, na Região Metropolitana Leste Fluminense. No momento da abordagem, ele realizava levantamentos para a prática de roubo a uma residência. Segundo as investigações, Rafão utilizava o Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, como esconderijo para tentar evitar ações das forças de segurança.
O preso foi encaminhado à 76ª Delegacia de Polícia (Niterói), onde permanece à disposição da Justiça.
A Polícia Militar destacou que, somente no ano passado, mais de 200 criminosos oriundos de outros estados foram presos no Rio de Janeiro, resultado direto do fortalecimento da integração entre as forças de segurança e dos investimentos contínuos em inteligência policial.

















