spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Dia de contabilizar os prejuízos do temporal

spot_imgspot_img

Mais lidas

Errejota Notícias

O forte temporal que atingiu a cidade de Maricá no início da noite de segunda-feira deixou um rastro de destruição. Muitas casas foram destelhadas, árvores tiveram galhos quebrados e outras totalmente arrancadas, placas de publicidade foram ao chão, postes caíram e energia elétrica interrompida. Cerca de 80% da rede escolar do município tiveram suas aulas suspensas. Duas famílias ficaram desabrigadas nos bairros do Retiro e em Ubatiba. A força do vento variou entre 80km/h e 100km/h e o índice pluviométrico (medição de chuva) chegou a 80mm. Ao todo 250 árvores caíram na cidade.

Em São José do Imbassaí, na RJ-106, altura do KM 22, dois postos de combustíveis e uma rede de fast food foram afetados. Telhados foram arrancados, uma placa de publicidade caiu sobre um caminhão reboque e um porte de iluminação foi derrubado. Ainda no mesmo bairro, a Escola Municipal Caíque Elomir Silva teve parte de seu telhado arrancado pela força do vento e diversas casas da Rua Guarapari tiveram suas telhas arrancadas. Fios de alta tensão arrebentaram e provocaram interrupção da energia elétrica.

“Moro aqui há oito anos e nunca presenciei coisa assim. Parecia que o mundo estava acabando”, disse a moradora Cátia.

No Parque Nanci, as margens da RJ-106, árvores tombaram. No Flamengo, na Avenida Roberto Silveira, uma casa foi atingida pela queda de uma árvore.

No Centro, a Rua Domício da Gama e Alferes Gomes ficaram completamente alagadas. Moradores, comerciantes e a equipe da prefeitura limpavam a lama deixada pelo alagamento.

Já próximo a Praia da Barra, o vento entortou placas de sinalização de trânsito.

Um dos bairros mais afetados foi Cordeirinho. Na Rua 10, duas unidades escolares foram fortemente afetadas. No Centro Educacional Infantil de Maricá (CEIM), três árvores caíram na fachada da escola. Já a Escola Municipal Lúcio Thomé Guerra Feteira teve a cobertura completamente destruída. Moradores também relataram que um raio atingiu o colégio.

No bairro de Bambuí, postes de madeira foram arrancados interrompendo o fluxo de veículos na Avenida Beira da Lagoa com Rua 119. A energia elétrica também foi cortada.

Houve registros de estragos em outros bairros.

Prefeitura – Em nota a prefeitura informou que 30 equipes de Conservação da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (SOMAR) foram as ruas realizar os reparos necessários depois da forte chuva e as rajadas de vento que atingiram a cidade na noite desta segunda-feira (25/02).

De acordo com a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, em uma hora foram 77 mm de precipitação, comparável ao que foi registrado na última grande enchente, em 2016, mas as intervenções de drenagem feitas desde então na cidade permitiram bom escoamento e só bolsões isolados ocorreram.

Os danos maiores foram causados pelos fortes ventos. Os medidores registraram rajadas de 80 km/h e desde as 21h até a manhã desta terça-feira (26/02), foram retiradas 250 árvores caídas nas ruas. Os bairros mais atingidos foram Centro, São José do Imbassaí, Itapeba, Retiro, Marquês, Manoel Ribeiro e Ponta Negra.

Equipes da Secretaria Municipal de Habitação e Assentamentos Humanos estão atuando com a Defesa Civil no atendimento a famílias desabrigadas ou desalojadas. Até o momento são dois casos de famílias desabrigadas, nos bairros do Retiro e em Ubatiba. A Secretaria de Iluminação Pública também alocou todo o efetivo para a recuperação das redes e pontos afetados. A prefeitura acrescenta que 80% das escolas municipais estão sem aulas nesta terça-feira (26/02). Qualquer ocorrência deve ser informada à Defesa Civil pelo telefone 0800 023 9633.

CONFIRA ALGUMAS IMAGENS

 

 

 

 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img