spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Frio assola moradores de rua em Niterói

spot_imgspot_img

Mais lidas

Frio. Fome. Insegurança. Vulnerabilidade. Essas são algumas palavras que descrevem, superficialmente, os sentimentos de dezenas de pessoas que ‘moram’ nas ruas. A cidade de Niterói não foge desse cenário, e ruas como Avenida Ernani do Amaral Peixoto, Visconde de Sepetiba, Coronel Gomes Machado e Professor Heitor Carrilho estão entre as mais procuradas por quem não tem um ‘teto para morar’.

Foto Lucas Nunes

A chegada da primavera ainda não foi sentida pelos niteroienses, e o frio ainda desce o grau dos termômetros da cidade, o que dificulta ainda mais a vida de quem dorme na rua. “Eu fiz a doação de alguns cobertores na semana passada para alguns moradores de rua. Eu passei de carro a noite e fiquei pensando no que eles poderiam estar sentindo. Dormir com frio, com vento e respingo de chuva é desumano. O poder público deveria fazer mais por essa população”, comentou uma professora que não quis se identificar.

Foto Lucas Nunes

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) informou que vem, desde maio, intensificando as abordagens sociais pelos bairros da cidade. As equipes fazem um trabalho rotineiro de abordagem nos locais de maior concentração de população em situação de rua.  

Foto de Raquel Morais

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) de Niterói, que fica na Rua Coronel Gomes Machado, 259 – Centro, é responsáve pelo acolhimento de pessoas que estão nessa situação. Mas a legislação brasileira não permite o acolhimento compulsório.

Segundo nota da Prefeitura de Niterói a SMASES conta com o projeto Centro Pop Itinerante que, desde fevereiro, atua no Campo de São Bento (Icaraí), Praça São João (Centro) e Ingá. Nas unidades de acolhimento, as pessoas recebem atendimento de assistentes sociais, psicólogos e orientação jurídica, encaminhamento para serviços de saúde, trabalho e renda e documentação civil. O objetivo principal é construir com os acolhidos um trabalho que culmine na sua autonomia e reinserção social.

Foto Lucas Nunes

A organização desses serviços garante privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual.

Foto Raquel Morais

Além disso a cidade conta com o Programa de Recambiamento que tem como objetivo, além do retorno de pessoas em situação de vulnerabilidade para suas cidades de origem, garantir o fortalecimento dos vínculos familiares fragilizados. E a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói possui o dispositivo Consultório na Rua que presta atendimento para a população em situação de rua.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img