spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #86

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Inep anula três questões do Enem após identificar similaridades com itens divulgados online

Mais lidas

O Inep decidiu anular três questões do Enem 2025 depois de identificar similaridades entre itens aplicados no exame e conteúdos mostrados em uma live publicada cinco dias antes da prova. A Polícia Federal foi acionada para investigar a autoria e eventuais responsabilidades na divulgação do material.

O estudante Edcley Teixeira, que vende consultoria e se apresenta como aluno de medicina, exibiu questões quase idênticas às cobradas no segundo dia do Enem. Ele afirma que não teve acesso antecipado às perguntas e que teria previsto os itens a partir de técnicas próprias e do estudo de avaliações como o Prêmio CAPES Talento Universitário.

Segundo o Inep, as questões divulgadas não eram iguais às aplicadas, mas apresentavam “similaridades pontuais”. Por isso, três itens serão anulados — o instituto ainda não informou quais são. O caso ganhou repercussão após candidatos apontarem coincidências nas redes sociais na noite de segunda-feira (17).

O g1 localizou ao menos cinco questões publicadas por Edcley com estrutura, números e temas muito próximos dos que caíram no exame. Apostilas do curso oferecido por ele também continham outra pergunta semelhante, sobre tijolos. Ex-colegas e ex-alunos afirmam que o mentor incentivava candidatos a decorar questões de provas anteriores.

Edcley sustenta que apenas identificou padrões de elaboração do Enem, citando análise da Teoria de Resposta ao Item, editais públicos e estudos publicados por autores de itens. O Inep refuta qualquer relação entre o Enem e o prêmio da CAPES. A investigação da PF vai apurar se houve vazamento ou conduta.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img