Um turista chileno de 16 anos, foi atingido por um pedestal durante os preparativos para uma missa no Santuário Cristo Redentor, localizado no topo do Corcovado, no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (17).
Segundo o Santuário, o pedestal foi derrubado por uma rajada de vento e acabou atingindo o turista. A vítima foi atendida por funcionários do local e, em seguida, recebeu os primeiros socorros no posto de saúde instalado na área. Após ser medicado, o jovem que estava acompanhado por sua mãe foi liberado.

Com este novo incidente, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e o PROCON-RJ notificaram a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro. De acordo com a SEDCON, foi constatado que não há autorização do IPHAN e nem do Corpo de Bombeiros para a realização de montagem de eventos no platô do Monumento do Cristo Redentor, ficando assim proibida a instalação estrutural até que as autorizações necessárias sejam apresentadas.
“Há a necessidade de autorização do IPHAN por se tratar de um monumento tombado e do Corpo de Bombeiros para que os eventos não promovam riscos para os consumidores que estejam no local”, explica o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.
Após a fatalidade, a secretaria instalou a Comissão Permanente do Cristo para fiscalizar as melhorias do local e estabeleceu a implementação de uma série de medidas emergenciais de segurança e atendimento médico.
A UTI móvel instalada no local já havia realizado atendimento anterior, em 18/03, quando um turista dinamarquês passou mal durante uma trilha e foi encaminhado ao Hospital Miguel Couto, recebendo alta no mesmo dia.