spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Mães de alunos denunciam falta de condições nas escolas municipais

spot_imgspot_img

Mais lidas

Um grupo de mães de alunos fez uma manifestação na tarde desta quarta-feira, 01 de março, no plenário da Câmara Municipal de Niterói, denunciando condições precárias nas escolas da rede pública municipal. Com cartazes, pediram apoio dos vereadores para cobrar da prefeitura solução dos problemas. Mais cedo, protestaram em frente à sede da prefeitura.

“Faltam professores de apoio para alunos com deficiência, professores em geral, não há ar condicionado nas salas de aula nem no refeitório, bebedouros não funcionam, faltam vagas para alunos. O material didático está atrasado. No ano passado, o que a gente recebeu era do ano anterior. E isso ocorre em várias escolas da rede”, denunciou a autônoma Fernanda Leite, mãe de uma aluna da Escola Municipal Anísio Teixeira, em Icaraí. Ela é ainda avó de duas crianças que não conseguiram vagas em creches da rede.

“A gente tem denunciado isso há um tempão e a prefeitura não faz nada. Na cozinha da Anísio Teixeira não tem liquidificador. Não recebemos uniforme também”, reclamou Bernarda Gomes, mãe de aluno na instituição.

O grupo foi recebido pelo vereador Professor Túlio (PSOL) no plenário, que relatou visita feita à Escola Municipal Maria Felizberta, no bairro da Engenhoca, Zona Norte da cidade. “Estive lá essa manhã e pude constatar vários problemas que são recorrentes nas demais escolas da rede. Falta de professores de apoio, falta de vagas de alunos, salas de aula sem climatização e até um fogão que está pegando fogo em outras partes e corre o risco de explodir. Quando tem tiroteio na comunidade, alunos e professores são obrigados a deitar no chão”, contou o parlamentar. “Fizemos denúncia à Defensoria Pública do Estado e estamos cobrando a prefeitura”, acrescentou o psolista.

O vereador Daniel Marques (União Brasil) leu uma carta aberta da direção da Escola Municipal Elvira Lúcia, em Icaraí, relatando os mesmos problemas. O vereador Marcos Sabino (PDT) anunciou que no próximo dia 7, às 11h, no auditório, promoverá audiência pública para discutir o assunto, com a presença do secretário municipal de Educação, Bira Marques.

O vereador Jonathan Anjos (PDT) disse que em conversa com a prefeitura, soube o primeiro lote de uniformes escolares chega na segunda semana de março e o segundo lote, no final do mês. Sobre material escolar, a Secretaria de Educação está fazendo liicitação compra e chegará no próximo mês também.

Procuradas, a Fundação Municipal de Educação (FME) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) informaram que a equipe técnica está fazendo uma vistoria nas unidades da rede para avaliar as necessidades de reparos/investimentos, incluindo a climatização, e já está atuando para sanar eventuais problemas.

Em relação à falta de vagas, a SME ressalta que já foi divulgado o edital do Programa Escola Parceira, que está em fase de credenciamento das instituições interessadas em participar. O projeto oferece bolsas de estudos, em escolas privadas de Niterói, para crianças que não tenham sido contempladas com uma vaga na rede pública municipal e aguardam na lista de espera. Em 2023, o Escola Parceira teve um aumento de investimentos de 60%, e agora inclui RioCard para pais/responsáveis, além do valor da mensalidade, material didático e uniforme. O benefício passou de R$ 575 para R$ 750 mensais por aluno.

A SME ainda acrescentou que a equipe pedagógica já tem feito um acompanhamento junto às unidades da rede e entrará novamente em contato com a direção da E.M. Maria Felizberta e E.M. Anísio Teixeira.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img