A Prefeitura de Niterói segue avançando no projeto de revitalização e modernização do Centro. Nesta sexta-feira (8), será publicado o edital de licitação para obras estruturais na Avenida Amaral Peixoto e nas ruas da Conceição e Doutor Celestino.
O pacote de intervenções inclui novas calçadas, paisagismo, arborização, drenagem, iluminação pública em LED e aterramento da fiação. O objetivo é melhorar a mobilidade, garantir mais segurança, valorizar o comércio e estimular novos investimentos na região.
Segundo o prefeito Rodrigo Neves, essa será a primeira grande requalificação da Amaral Peixoto desde a sua inauguração, em 1940.

“Essa transformação, planejada com muito critério, dinamiza o comércio, viabiliza moradias e estimula novos investimentos na região. A nova Praça Arariboia e a Avenida Rio Branco já inauguradas, e a inauguração em breve da Arena Niterói, na Concha Acústica, estimulam novos investimentos privados e públicos. O Centro será o novo vetor de desenvolvimento sustentável de Niterói nos próximos anos, gerando oportunidades para os moradores e beneficiando toda a cidade. No Centro, temos grandes universidades, shoppings centers, comércio de rua, bons hospitais e vamos avançar cada vez mais com modernização e qualidade de vida”, destacou o prefeito.
A revitalização também vai ampliar a proteção da ciclovia que integra o eixo cicloviário mais movimentado do Brasil, além de reduzir a aridez urbana com novas áreas verdes.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro, Fabiano Gonçalves, reforça que o projeto marca uma virada para a cidade:
“Cada recurso aplicado é um passo importante para transformar nossa cidade num polo de oportunidades, modernidade e sustentabilidade. O Centro está renascendo, atraindo investimentos privados e empresas. E isso é só o começo de um futuro ainda mais próspero”.
As obras fazem parte de um conjunto maior de ações, que inclui a nova Praça Arariboia, a Avenida Rio Branco já revitalizada, a Arena Niterói em fase final, além de iniciativas como o Fundo Imobiliário, o Aluguel Universitário, o programa de Acolhimento Humanizado e o hub de inovação da Cantareira.
