Na terça-feira (14), a Prefeitura de São Gonçalo determinou a retirada provisória de 43 famílias que moram no bairro do Engenho Pequeno, na área próxima ao local onde houve o deslizamento de encosta, na noite da última segunda-feira (13), quando as fortes chuvas castigaram a cidade e atingiram 200mm em pouco mais de uma hora.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil permaneceram no local em busca de desaparecidos durante todo o dia e as buscas continuam nessa quarta-feira (15/02). A Secretaria Municipal de Assistência Social também está no local, orientando as famílias que estão deixando suas casas e sendo levadas para pontos de apoio pelo período necessário.
As fortes chuvas deixaram ao todo 248 pessoas desabrigadas e 23 desalojadas. A Defesa Civil segue monitorando a situação no município. Nas últimas 24 horas, o órgão vistoriou 143 locais, dez desses locais já foram interditados. Atualmente, São Gonçalo conta com sete pontos de apoios abertos, prontos para atender as vitimas das chuvas.
Com receios de novos desabamentos, o Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM) e a Defesa Civil decidiram pela evacuação de uma área no Engenho Pequeno por 96 horas até que seja possível uma nova avaliação do cenário.
Auxílio Habitacional Temporário
O prefeito Capitão Nelson anunciou a concessão de Auxílio Habitacional Temporário às famílias que ficaram desalojadas em decorrência das fortes chuvas que castigam a cidade.
O auxílio habitacional será de R$ 600 e será concedido às famílias por um período de até 12 meses. Nos casos de pessoas que moram de aluguel, o benefício será concedido por três meses.
*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais