Rio de Janeiro,

sábado, setembro 25, 2021
spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #40

São Gonçalo inicia vacinação itinerante em parceria com a Cruz Vermelha

Mais lidas

Em mais uma ação para levar a vacina contra o coronavírus para todos os moradores, inclusive aqueles que moram em bairros mais distantes, têm dificuldade de locomoção e vulnerabilidade social, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vai realizar, a partir desta quinta-feira (2), vacinação itinerante em quatro locais: Santa Isabel, Salgueiro, Palmeiras e Jóquei.


A vacinação vai acontecer em dias específicos em cada localidade, de segunda a sexta,  das 9h às 16h, e aos sábados, das 9h às 12h, até o próximo dia 16. No início desta semana, os dois polos sanitários: Paulo Marques Rangel, no Portão do Rosa; e Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina, começaram a realizar o serviço  com o objetivo de atender aos moradores de regiões mais distantes da área central da cidade.


Cruz Vermelha – O serviço itinerante será oferecido através de uma parceria com a Cruz Vermelha, que vai ceder o ônibus que fará a vacinação itinerante entre os dias 2 e 16 de setembro. Além da Secretaria de Saúde, que também vai oferecer serviços através da Subsecretaria de Odontologia, a ação terá apoio da Secretaria de Assistência Social. Com isso, serão oferecidos os serviços de vacinação, atualização dos dados do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e orientações sobre saúde bucal na unidade móvel. 
O ônibus tem estrutura completa para vacinação, com três salas para aplicação de imunizantes, três mesas para cadastro, 20 cadeiras para espera e ainda conta com duas tendas. Os profissionais da rede municipal de saúde vão trabalhar na aplicação das vacinas na unidade móvel.
“Estamos juntando esforços para vacinar toda a população, ampliando os locais e abrindo para os adolescentes. É muito importante que todos se conscientizem do que estamos vivendo e colaborem para conseguirmos controlar esta doença. Também é importante lembrar que, mesmo vacinados, temos que continuar com as medidas sanitárias de isolamento social, uso de máscara e higienização das mãos”, disse o secretário municipal de saúde, Dr. André Vargas.    
Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar comprovante de residência, carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e comprovante de residência do responsável, que deverá acompanhá-los ao local de vacinação. A imunização com a segunda dose das vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer está disponível. Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose em São Gonçalo.    
Locais do ônibus:
Igreja de Santa Isabel (próximo a USF Santa Isabel)
Dias: 2 e 3, das 9h às 16h, e dia 4, de 9h às 12h

Centro Social Urbano (CSU), Salgueiro
Dias: 8, 9 e 10, das 9h às 16h
Posto de Saúde das Palmeiras 
Dias: 11, de 9h às 12h, e 13 e 14, das 9h às 16h
Largo do Jóquei (Predinhos)
Dias: 15 e 16 de setembro, das 9h às 16h

spot_img
spot_img

Últimas noticias