A Lagoa Vermelha, em Saquarema, que chega a ser comparada ao Mar Morto, devido a hipersalinidade de suas águas tem atraído a atenção de cientistas estrangeiros e a transformou em um laboratório natural para pesquisa. A presença de hidrogênio sulfuroso é excelente para banhos medicinais.
De acordo com a BlueBirdsBR, os estromatólitos são a mais antiga evidência macroscópica de vida na Terra. Em poucos lugares do mundo podem ser observados ainda vivos. Assim, seu estudo pode favorecer entendimento da evolução da vida.
A descoberta deste processo tem atraído cientistas estrangeiros e visitantes com o fim de pesquisas. As águas hipersalinas são um diferencial na localidade. As visitas são realizadas através de condutores credenciados pelo Inea/Parque.
O nome, Lagoa Vermelha, se dá por conta de algas avermelhadas que encontram-se na lagoa. No local, a vegetação é de restinga, com bromélias colorindo a orla. Liga-se à lagoa de Araruama através de uma vala por dentro das salinas que existem a sua volta.