O surfista saquaremense João “Chumbinho” Chianca segue vivo no Hurley Pro Sunset Beach, que acontece em Oahu, no Hawaii. Ele avançou para as quartas-de-final da segunda etapa do ano após eliminar o também brasileiro Ítalo Ferreira, que é o atual campeão olímpico do esporte.
O caminho de Chumbinho até as quartas-de-final só conheceu uma “derrota”; ele ficou em segundo lugar em sua bateria de abertura, atrás apenas do bicampeão John John Florence. Entretanto, conseguiu avançar para a segunda fase.
No chaveamento, ficou definido que ele enfrentaria outro brasileiro: Yago Dora, outro grande nome da geração. O saquaremense não quis saber e, com duas notas acima de 8 pontos (enquanto Dora não passou de 5,9), avançou com louvor para as oitavas-de.final.
Na fase seguinte, encarou o campeão do mundo em 2019 e campeão olímpico em 2020 Ítalo Ferreira. João Chianca teve um dos maiores somatórios do campeonato durante a bateria ao conseguir 8.43 e 8.40. Com as notas de Chumbinho, Ítalo por pouco não ficou em combinação, mas precisava de uma nota 10 para virar a bateria e avançar – sem sucesso.
Nas quartas de final, o saquaremense vai enfrentar o sul-africano Matthew McGillivray. A bateria pode acontecer nesta sexta (17), à depender das condições do mar. Se avançar, Chumbinho volta a enfrentar outro brasileiro nas semifinais, podendo ser Felipe Toledo – atual campeão mundial e rei de Saquarema (clique aqui e entenda).
Em uma eventual final, pode enfrentar os australianos Jack Robinson ou Ethan Ewing ou os americanos Nat Young ou Griffin Colapinto. Vale lembrar que, na primeira etapa do ano, também disputada em Oahu, Chumbinho caiu na semifinal para o campeão da etapa, Jack Robinson.