O feriado de hoje (01/05) Dia do Trabalhador e o show da diva internacional Lady Gaga no Sábado (03), foi uma verdadeira combinação de cultura pop e feriado prolongado. O Estado do Rio vive um cenário de grande fluxo de visitantes, que é estimulado pela divulgação dos 92 municípios fluminenses no mercado nacional e internacional. E se engana quem acha que o show e o feriado, causam impacto somente na capital fluminense, a média de ocupação hoteleira no interior do estado para o período de 1º a 4 de maio é de 82,11%.
As demais cidades que também apresentam bons índices de ocupação são Itatiaia/Penedo (83,80%), Petrópolis (82,80%), Barra do Piraí (81,60%), Cabo Frio (81,50%), Teresópolis (81,40%), Rio das Ostras (80,30%), Macaé (79,50%), Armação dos Búzios (74,50%) e Arraial do Cabo (68,20%). A pesquisa foi realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ).
“O Rio de Janeiro reafirma sua vocação para realizar grandes eventos e acolher visitantes. Estamos vivendo um momento de dinamismo cultural e turístico, e os números comprovam que o interior do estado também está colhendo os frutos dessa movimentação. O turismo é um grande motor da economia fluminense”, declarou o governador Cláudio Castro.
Já na capital,a média de ocupação está em 86,60%. As regiões de maior destaque são Ipanema/ Leblon, com 96,45%, seguida de Leme/ Copacabana (95,63%), Flamengo/ Botafogo (87,89%), Barra/ Recreio/ São Conrado (83,10%) e Centro (77,34%).
“Os números de ocupação comprovam que o turismo segue em alta em todas as regiões do estado. A combinação de um feriado prolongado com um megashow internacional fortalece a nossa política de promoção do Rio de Janeiro como um destino preparado para receber os turistas em qualquer ocasião. O impacto é direto na economia, com mais visitantes circulando, consumindo, mas também de retorno de imagem, com o Rio de Janeiro sendo notícia em todo o mundo por conta da Lady Gaga”, disse o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca.