spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan fala sobre a confiança no Pan e a importância do esporte e educação

Mais lidas

Nesta sexta-feira (25) foi lançado a logomarca da candidatura conjunta das cidades de Niterói e Rio de Janeiro, para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos 2031, a cerimônia aconteceu no Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, no Parque Olímpico, na zona oeste do Rio de Janeiro.

A cerimônia contou com a presença de autoridades de ambos os municípios, como o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; o prefeito do Rio, Eduardo Paes e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Marco La Porta.

Ao final da apresentação da logomarca, a nossa equipe do Errejota Notícias conversou com exclusividade, com a vice-prefeita, Isabel Swan, que falou sobre a confiança da cidade ao dar mais esse passo rumo ao Pan 2031 e sobre o legado olímpico que a cidade quer deixar para os niteroienses.

Errejota: Isabel, como é para você, como ex-atleta, estar aqui dando esse passo importante na história da cidade e do esporte no município? Niterói está cada vez mais próximo de conseguirmos esse feito. A confiança está maior?

Isabel Swan: A confiança está maior, com certeza. Eu, como presidente da Comissão de Atletas das Américas, depois de três Olimpíadas, depois de ter defendido o Rio de Janeiro em 2016, para trazer a Olimpíada em Copenhague em 2009, vir aqui, lutar por esse Pan como vice-prefeita de Niterói, é muita história, é uma caminhada longa, são muitas milhas navegadas, e eu não estou aqui à toa.

Isso aqui é para fazer diferença, e nós mulheres faremos, com certeza, na vida de cada uma dessas crianças, para uma geração melhor, mais saudável, que pratique esporte, respeita regras, e tudo o que a gente quer é saúde e perspectiva melhor de vida para as crianças.

Errejota: O Brasil investe em esporte, mas comparado a outros países, a gente ainda tem que avançar um pouco. Cai a ficha de que Niterói tem essa oportunidade de fazer a diferença?

Isabel Swan: Com certeza, a gente está ali para fazer a diferença, o esporte é uma ferramenta importante, social, fundamental, e se a gente colocar esporte alinhado à educação, a gente der oportunidade de acesso e espaços seguros, as crianças se desenvolvem e a gente forma uma nova geração mais forte.

Isabel e seu legado esportivo defendendo o Brasil

A atual vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan é velejadora brasileira e faz parte da história do esporte representando o Brasil nas principais competições esportivas do mundo.

Isabel é a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha olímpica na vela, fazendo história nos Jogos de Pequim, em 2008, ao lado de Fernanda Oliveira, com quem garantiu o bronze na classe 470. Além disso, ela acumula importantes conquistas em sua carreira: campeã sul-americana em 2015, campeã da Copa Brasil em 2016 e 2017 e finalista na classe Nacra 17 nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Em sua última participação olímpica, em Paris 2024, Isabel venceu uma das etapas da classe 470 mista, aos 40 anos.

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduada em Gestão de Projetos pelo Ibmec, Isabel atualmente conclui um mestrado em Olimpismo. Ela é a presidente da Comissão de Atletas Panamericanos.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img