spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Washington Quaquá é eleito presidente da Associação dos Municípios do Brics +

Mais lidas

Reforçando os resultados dos seus esforços em colocar Maricá em destaque no cenário mundial, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, recebeu nesta terça-feira (27) as autoridades e delegações dos 26 países participantes do Brics+ na cidade. A 1ª Assembleia da Associação de Cidades e Municípios foi marcada pela eleição de Quaquá como presidente da associação das cidades do bloco.

Ao longo do segundo dia de evento, foram realizadas diversas reuniões temáticas, debates com membros do comitê diretivo da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (FLACMA), encontros simultâneos para tratar do Desenvolvimento Sustentável das cidades do Brics+, entre outras atividades.

O ponto alto do evento aconteceu na parte da tarde, com a cerimônia de abertura da Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do Brics+. Durante a conferência, que contou também com a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes, os líderes municipais reforçaram seus papéis na construção de um mundo melhor e políticas públicas para fortalecer os associados do bloco global.

“O mundo de hoje é um mundo — sem aqui querer abrir mão do papel de cada Estado — mas o mundo de hoje é um mundo que gira em torno de cidades. As decisões, os grandes processos, as grandes transformações, acontecem onde as pessoas vivem, onde a realidade se impõe: nas cidades. Portanto, o papel que esse encontro aqui tem, que as cidades dos Brics têm, nesse importante papel que os Brics passam a ter na geopolítica mundial, é fundamental”, declarou Eduardo Paes.

Foto: Reprodução PMM / Bernardo Gomes

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, que já é presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), também reforçou seu papel, principalmente agora à frente da presidência da Associação.

“Essa nova ordem mundial surge e ela terá que ser construída por todos nós. Como disse o prefeito Eduardo Paes, embora seja fundamental que os líderes de nossos países se acertem, conversem, discutam, a vida real é feita nos municípios, é feita no território. Então, o território é um território fértil para que nós possamos construir esse novo mundo, para que nós possamos trocar experiências culturais, para que nós possamos organizar investimentos públicos, para que nós possamos trocar tecnologia de maneira integrada, de maneira que cada um possa avançar no sentido de que todos os países façam parte da construção de um mundo tecnologicamente avançado, mas que também saiba compartilhar tecnologia, saiba criar riquezas, mas saiba compartilhar essas riquezas com o conjunto de sua população”, declarou o anfitrião da cerimônia.

Durante o evento, os líderes assinaram uma série de acordos de cooperação internacional entre cidades e associações dos países participantes. Entre eles, Maricá assinou um acordo de Relações de Amizade com a cidade de Petrozavodsk, na Rússia, e também um Memorando de Entendimento com a cidade peruana de Independência.

Foto: Errejota Notícias / Matheus de Oliveira

Já como presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Quaquá assumiu o compromisso de firmar acordos de cooperação com a ABM, a Associação das Cidades do Volga, da Federação Russa; com a Federação de Municípios Livres do Peru (FEMULP); e com a Associação de Municípios do Panamá (AMUPA).

Foto: Errejota Notícias / Matheus de Oliveira
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img