Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (14) mostra que 51% dos brasileiros concordam com a prisão domiciliar imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A maioria, 53%, considera que o magistrado vem agindo dentro da lei.
O levantamento foi feito na segunda (11) e na terça-feira (12), com 2.002 entrevistas presenciais em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Prisão domiciliar
Segundo o Datafolha, 51% dos brasileiros concordam com a prisão domiciliar de Bolsonaro, 42% discordam, 4% não souberam responder e 3% são indiferentes.
Avaliação sobre Judiciário e Moraes
Em relação ao argumento de que o ministro do STF persegue o ex-presidente, 53% dos entrevistados discordaram que Moraes aja por razões políticas, 39% concordaram e 7% não opinaram.
Questionados se a Justiça brasileira trata o ex-presidente Jair Bolsonaro da mesma maneira, melhor ou pior do que os demais políticos, 43% disseram que o Judiciário o trata pior, 37% veem tratamento igual e 13% melhor.
A pesquisa aponta ainda que 87% dos eleitores ficaram sabendo da prisão:
- 30% se disseram bem informados;
- 42% mais ou menos informados;
- 15% com pouca informação.