spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Delegacia de Homicídios de Niterói recebe equipamentos de laser 3D

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro está investindo em tecnologias avançadas para melhorar suas atividades periciais e investigativas. Recentemente, a Sepol adquiriu sete dispositivos inovadores de “laser scanner 3D”, que permitem a digitalização de locais de crime ou acidentes para facilitar a identificação e visualização de pistas, tornando o trabalho do perito mais eficiente. Na delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí o equipamento será utilizado.

Com a ajuda desses dispositivos, é possível mapear uma área de investigação de até 20 metros e capturar imagens em 3D de corpos, veículos, objetos pequenos ou outros elementos relevantes, mesmo em locais sem iluminação adequada. Além disso, o dispositivo pode ser facilmente transportado para diferentes lugares, pois é armazenado em uma maleta.

Ao chegar à cena do crime, o perito inicia a montagem do equipamento e acessa o tablet para rastrear a área usando uma câmera que gira em 360 graus. As imagens são posteriormente transferidas para um laptop ou computador, onde o perito pode analisar minuciosamente os tipos de vestígios e indícios presentes no local do crime, produzindo provas sólidas e confiáveis para a investigação.

O dispositivo é especialmente útil para reproduções simuladas, já que permite a criação de uma imagem 3D do ambiente ou parte da cena. Essa imagem é armazenada e pode ser acessada sempre que necessário, eliminando a necessidade de o perito retornar ao local do crime em busca de novas evidências. Além disso, como a imagem é tridimensional, os investigadores podem “andar” pela cena digitalizada e examinar cada detalhe com precisão.

Os novos equipamentos adquiridos com um investimento de cerca de R$ 4 milhões serão disponibilizados, além das especializadas, nas unidades do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) localizadas no Centro e na Barra da Tijuca e na Cidade da Polícia (Cidpol).

Essa aquisição só foi possível graças à ação conjunta da Superintendência-Geral de Polícia Técnico-Científica (SGPTC), Departamento-Geral de Polícia Técnico-Científica (DGPTC), Departamento-Geral de Administração e Finanças (DGAF), Departamento-Geral de Contratações e Convênios (DGCC) e Assessoria de Planejamento e Gestão (Asplan).

*Estagiário sob supervisão de Lucas Nunes

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img