spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá: saiba o que poderá funcionar no estágio Laranja, em vigor no feriado

spot_imgspot_img

Mais lidas

Como foi anunciado na última semana e reforçado nesta, Maricá retornará ao estágio “laranja” das medidas restritivas a partir desta quinta-feira (11) por conta do feriado de Corpus Christi (clique aqui e leia mais). Para quem está em dúvidas do que poderá funcionar durante o feriado prolongado, aqui vai um tira-dúvidas do que ficará aberto e do que terá que voltar a manter as portas fechadas.

De acordo com o decreto 544/2020, poderão funcionar apenas supermercados; farmácias; hospitais, laboratórios e similares para atendimento de urgência; estabelecimentos bancários e casas lotéricas; lojas de conveniência; mercados; açougues; aviários; hortifrutis; comércios varejistas de alimentação animal e demais estabelecimentos com o CNAE de varejo e comercialização de produtos alimentícios. Não há, nessa graduação, nenhum tipo de flexibilização para que os demais estabelecimentos não listados funcionem.

Há, entretanto, regras para que os autorizados possam funcionar. Padarias, bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias, docerias e similares, bem como as lojas de materiais de construção e autopeças, devem funcionar apenas com delivery e/ou take away (pronta entrega). Nas duas últimas categorias, fica proibido até mesmo o ingresso do cliente ao interior da loja. Oficinas mecânicas e borracharias poderão apenas fazer atendimentos por agendamento individual e com portas fechadas.

As clínicas, laboratórios e similares poderão funcionar em horário comercial, mas com reforço de higienização do material e local de trabalho em horários específicos para a limpeza. O atendimento acontecerá exclusivamente mediante agendamento, com intervalo para higienização dos equipamentos. Não será permitido salas de espera.

As regras de limpeza e horário normal de funcionamento também valem para bancos e casas lotéricas, bem como para os correios. É competência dos estabelecimentos a organização de filas externas, respeitando o distanciamento de um metro e meio entre as pessoas, bem como assegurar que todos os clientes, antes de adentrarem no estabelecimento, higienize suas mãos com álcool gel 70% e utilizem máscaras.

Espaços públicos – Estará proibida a permanência em locais públicos de lazer, como praias, lagoas, praças e parques, sendo recomendado o isolamento social residencial dos cidadãos. Atividades físicas liberadas ao ar livre e o funcionamento de templos religiosos serão restringidos novamente.

Também serão instituídas as barreiras sanitárias em diversos pontos da cidade. O objetivo é conter o deslocamento e o fluxo de pessoas no município, bem como impedir a entrada de turistas, visitantes e veranistas. Carros emplacados em outras cidades serão abordados e caso não possuam comprovante de residência ou se recusem a assinar declaração de residência com endereço válido, serão impedidos de ingressar ao município.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img