Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ) desta terça (02) a prorrogação das medidas restritivas para combate ao Coronavírus em todo o estado. De acordo com o novo decreto, assinado pelo governador Wilson Witzel, seguem mantidas todas as restrições anteriormente impostas até a próxima sexta (05).
LEIA MAIS:
• Governo do Estado não adotará flexibilização nesta segunda (01)
• Maricá prorroga decreto de isolamento social e reabertura gradual do comércio fica adiada
De acordo com a nota emitida pelo Governo do Estado, seguem funcionando, apenas, estabelecimentos que tenham serviços essenciais, como supermercados e farmácias, por exemplo. Vale lembrar que os comércios e prestadores de serviços seguem responsáveis de tomar as medidas de segurança para o distanciamento entre as pessoas e evitar aglomerações. Segue autorizado o funcionamento dos demais tipos de comércio através de delivery.
Ficam mantidas medidas como o fechamento de escolas públicas e privadas, creches e instituições de ensino superior e a suspensão da realização de eventos esportivos, culturais, shows, feiras científicas, entre outros, em local aberto ou fechado. Também continua suspenso o funcionamento de cinemas, teatros e afins, bem como academias, centros de lazer e esportivos e shoppings. Permanece a recomendação para que a população fluminense não frequente praias, lagoas, rios e piscinas públicas e clubes.
Em caso de descumprimento das medidas previstas, as autoridades competentes deverão apurar as eventuais práticas de infrações administrativas e crimes previstos.
Flexibilização – A nota diz que, nos próximos dias, o Governo do Estado irá acompanhar o mapa de incidência de evolução da doença para começar a definir um cronograma de flexibilização gradual.